fbpx

13 dicas para preparar um Piquenique saudável (com direto a receita)!

Mai 19, 2023 | receitas, Revista

19
Mai, 2023

PARTILHA

Os dias longos e quentes convidam a programas ao ar livre. Sabe bem voltar a partilhar momentos com amigos e família. Para que tudo corra da melhor forma,
reserve algum tempo para organizar os mais pequenos detalhes.

1. Distribua em caixas e em frascos todos os alimentos e bebidas que pretende levar.

2. Deverá, antecipadamente, cortar e guardar tudo em caixas bem fechadas. Neste caso, coloque alguns palitos simples ou de cocktail e espete-os nas porções individuais.

3. Envolva as sanduíches em papel ou guardanapos e guarde-as em sacos herméticos.

4. Leve as frutas já descascadas e cortadas, para que fiquem prontas a ser consumidas.

5. Deite as infusões aromáticas e as águas frescas em garrafas de vidro.

6. Assim que tiver as comidas prontas, arrume tudo numa prateleira superior do seu frigorífico. Vai querer que permaneçam no frio até ao último momento. Quanto mais fresca estiver a comida, melhor lhe vai saber.

7. Tenha em conta a capacidade da sua arca ou do saco térmico. Organize o espaço e conserve os alimentos mais frágeis nas partes superiores. Não se esqueça dos blocos de gelo: vão manter as temperaturas adequadas aos diferentes tipos de alimentos.

8. Leve uma pequena tábua limpa e um canivete. Poderá querer cortar um queijo (de preferência curado e seco) ou fatiar algum ingrediente.

9. Não se esqueça de que, muito provavelmente, se vai sentar no chão quer seja na relva ou na areia. Leve uma manta que tenha forro de lona e algumas almofadas, para se sentir mais confortável. Se tiver convidados com mais idade, pondere levar algumas cadeiras baixas e fáceis de transportar.

10. A frescura natural da sombra das árvores é um descanso; mas se optar pela praia, não se esqueça de um bom chapéu de sol. Proteja-se do calor e mantenha as arcas e os sacos térmicos à sombra, enquanto se aguarda o consumo dos alimentos.

11. Tenha à mão um repelente natural de insetos ou uma vela de citronela. Vão ajudar a afastar os insetos mais atrevidos, que irão querer juntar-se à festa e pousar na sua comida.

12. Antes de sair de casa, verifique se os líquidos estão bem selados, as caixas bem fechadas e os frascos bem apertados.

13. Não se esqueça dos guardanapos ou rolos de cozinha, nem de sacos para os lixos indiferenciados e recicláveis. Evite os talheres e pratos de plástico, utilize material reutilizável ou biodegradável.

 

Húmus de Beterraba

Ingredientes

250g de grão-de-bico demolhado e previamente cozido
1 beterraba cozida
sumo de meio limão
1 c. de chá rasa de tahine (pasta de sésamo)
2 c. de sopa de azeite
50ml de água
1 dente de alho
sal e pimenta a gosto

 

Preparação

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e triture, até obter uma pasta homogénea. Poderá ser necessário acrescentar mais um pouco de azeite ou de água, a gosto. Conserve este húmus no frigorífico até três dias, em recipiente fechado.

 

Encontre esta e a outras receitas na revista CRISTINA deste mês.

Comentários
Comentários Facebook