fbpx

Uma receita para conquistar!

Mar 28, 2023 | receitas

28
Mar, 2023

PARTILHA

Joana Barrios conquistou o marido pelo estômago. Acreditem que esta receita de Caril vai confortar a alma de muita gente.

INGREDIENTES

1 pimento verde alongado
1 malagueta
1 bom molho de coentros frescos
1 bom molho de manjericão fresco
1 c. de sopa de sementes de coentros
1 raiz de gengibre
5 folhas de lima kaffir
1 c. de sopa de erva-príncipe
3 dentes de alho
2 limas
2 chalotas finamente picadas
2 c. de sopa de óleo de coco
500ml de leite de coco
Sal
Pimenta
2 peitos de frango cortados em pedaços generosos (podem substituir por camarões)

 

PREPARAÇÃO

  1. Comece por fazer a pasta de caril: num almofariz, esmague muito bem o pimento verde, a malagueta e os coentros, o manjericão, o gengibre, o alho, as sementes de coentros, as folhas de lima kaffir, a erva-príncipe e o sumo de uma lima. Pise mesmo muito bem, até ficar bem migado (faz-me lembrar o modo de fazer o pico da açorda). Reserve.
  2. Tempere o frango com sal e reserve. No caso de usar camarão, escalde-os apenas em água quente, com um punhado de sal. Reserve a água em que escaldou o camarão, destaque-o e tempere-o, abundantemente, com uma parte da pasta que acabou de fazer.
  3. Agora é a parte em que, tradicionalmente, se introduz a pasta de caril, mas costumo fazer assim: frite primeiro o frango com a chalota e o óleo de coco, salpique com o sumo da outra lima e introduza a pasta de caril quando a carne já estiver cozinhada; envolva bem.
  4. Adicione o leite de coco; tape o tacho e deixe ali, em lume brando, pelo menos uma hora, a engrossar e a libertar sabores; acrescente mais caril, se assim o desejar. Coe todos os temperos do caldo antes de servir, porque o seu caldo estará bastante bem aromatizado.
  5. Com esta quantidade de ingredientes, pode fazer pasta para duas vezes! Congele e use no espaço de três meses, para sopas de peixe, por exemplo.

    Nota: Caso use camarão, aproveite a água da cozedura para cozer o arroz com que acompanhará o caril.

 

Bom Apetite!

Comentários
Comentários Facebook