fbpx

Dia Mundial da Saúde: Como estão os seus rins?

Abr 7, 2024 | Revista

7
Abr, 2024

PARTILHA

Dia 7 de abril, celebra-se em todo o mundo o Dia da Saúde. Este mês, na revista CRISTINA, damos ênfase à doença renal com a ajuda dos profissionais da CUF.

Até se tornar grave, a maioria das doenças renais é silenciosa.

Muitos desconhecem a sua importância. Sabe-se que temos dois, mas não há muito conhecimento sobre a sua função. Os rins são fundamentais à nossa função corporal, bem como à nossa vida. São responsáveis por filtrar e limpar o nosso sangue.  Ajudam ao equilíbrio de diferentes substâncias no sangue, como a água, iões como o sódio, potássio, bicarbonato e cálcio. Desse modo, são decisivos no controlo da tensão arterial e da osteoporose. Através do controlo de certas hormonas, podem ainda prevenir a anemia e regular a atividade sexual.

No cuidado da saúde, os rins não podem ser esquecidos. Porém, a sua função é frequentemente afetada por fatores como a hipertensão arterial, a diabetes, o excesso de colesterol no sangue e o abuso de medicamentos, como os anti-inflamatórios, álcool, tabaco ou outras toxinas. Entre os fatores que não podemos evitar, chamados não modificáveis, há vários que podem afetar a saúde renal. “Há que ter em conta outras situações que não dependem de nós e que podem levar à doença renal, como algumas doenças hereditárias, casos de litíase familiar ou tumores renais”, esclarece David Subirá, coordenador de Urologia do Hospital CUF Tejo.

“Estudo novas técnicas cirúrgicas, sempre com o objetivo principal de melhorar os tratamentos e os resultados, para o bem das pessoas que tratamos” garante o médico da CUF.

De acordo com o Instituto Português de Oncologia, o cancro renal representa cerca de 2 a 3% dos tumores diagnosticados em Portugal, com um pico de incidência a partir dos 60 anos de idade. Sabemos também que no mundo ocidental, nas últimas duas décadas, a mortalidade diminuiu em associação com um aumento do diagnóstico em fase precoce.

Não deixe de vigiar a sua saúde. Sem saúde não existe qualidade de vida e por isso é que é tão importante celebrar a saúde e consciencializar as pessoas para hábitos de vida saudáveis.

 

Comentários
Comentários Facebook