fbpx

Para Que Servem os Piolhos?

Dez 16, 2023 | Revista

16
Dez, 2023

PARTILHA

 

A autora Célia Costa, apresenta o seu mais recente trabalho: Para Que Servem os Piolhos? Mais uma sugestão de presente de Natal CRISTINA.

Célia nasceu em 1971 e cresceu em Santo Amaro de Oeiras.

“Licenciei-me em Ensino de Português/Francês e comecei a lecionar no mesmo ano em que terminei o curso.

Sempre gostei de inventar histórias e sempre tive o sonho de as publicar. Como professora, muitas das vezes em que tinha de aplicar testes de avaliação, eram meus os textos para interpretação, sempre adaptados à turma e à sua realidade. 

Apaixonada pela língua e preocupada com o seu correto uso, fiz um curso profissional de Revisão de Texto, que me tem possibilitado algum rendimento extra, mas mais por amor à camisola do que outra coisa, pois não compensa o desgaste.

A escrita de ficção também sempre me seduziu. Gosto de ver o que leio, sentir o que escrevo e de provocar essa sensação nos que me lêem. Por isso, em 2012, abri o apetite para esse tipo de escrita com um curso de verão da FCSH (Escrita Para Cinema e Televisão), lecionado pelo professor e argumentista Paulo Filipe Monteiro. Foi Nessa altura que conheci a argumentista Filipa Poppe e, juntas, escrevemos a curta-metragem Herculano, que acabou por ser premiada, entre outros, com o Prémio do Cinema Português–ICA de Melhor Argumento.

Cheguei a colaborar nos castings e na produção de conteúdos de alguns reality-shows, o que me enriqueceu muito enquanto criadora de personagens, histórias e enredos.

Como freelancer, escrevi cinco episódios para a série Bem-vindos a Beirais e percebi que era essa, efetivamente, a minha grande paixão, escrever para cinema e televisão. Cheguei a pedir rescisão com a função pública, num momento em que foi possível sair com alguma compensação, mas não fui contemplada com essa sorte. Não que não goste de ensinar, adoro, entenda-se. O sistema em que essa função se concretiza é que não me motiva.

Enfim, acabei por me tornar trabalhadora-estudante em 2017, altura em que decidi fazer uma pós-graduação em Storytelling. O facto de ter sido uma do grupo de três melhores alunos finalistas deu-me a possibilidade de trabalhar com a equipa do autor (que se tornou amigo!) António Barreira, na escrita da novela Alguém Perdeu. Isto em licença sem vencimento. Depois, tive de voltar ao ensino. Foi nesse ano de regresso que, na turma de 1.º ano que tive, surgiram as ideias de escrita das duas histórias publicadas – Coração de Pinguim (editada em 2019) e Para Que Servem os Piolhos, que acaba de nascer.

Para Que Servem os Piolhos? consiste na abordagem que uma avó, já um pouco esquecida, faz ao problema que o seu neto leva naquele dia para casa: uma infestação de piolhos. E o que uma avó não faz por um neto? 

Em conclusão, Para Que Servem os Piolhos? tem como mote a pediculose, num crescendo divertido de peripécias para a tratar, mas, a bem da verdade, não é uma história sobre piolhos…”

Amanhã, domingo dia 17 de dezembro, pelas 16h, Célia Costa, apresenta o seu mais recente trabalho: Para Que Servem os Piolhos? no Auditório Municipal da Malveira e deixa o convite a todos os nossos leitores.

Este lançamento conta com o seguinte painel de oradores:

  • Prof. Mário Henrique Gomes (diretor do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena);
  •  Ângela Gairifo Pedro (Médica de Clínica Geral da Cuf);
  • Carla Martins (diretora da loja franchisada Kids & Nits de Loures – especialistas em tratamento da pediculose),
  • Jacqueline Duarte (professora de Português e professora bibliotecária);
  • Marta Tex (ilustradora do livro) ;
  • Cátia Almeida (professora do ensino básico e autora dos livros Os Olhos de Jaime A Aldeia das Fontes).

Depois de todos os oradores falarem, Célia tem preparada mais uma surpresa para os presentes. Vão subir a palco Vanessa Patusco (vocalista da banda CRF2 Com Ela – banda da nossa zona) e  Vasco Braz (técnico de som dessa banda – e de outras – e seu filho!) para apresentar um acústico do tema original homónimo do livro.

Será, com certeza, uma tarde agradável que poderá passar em família!

 

Comentários
Comentários Facebook