fbpx

Sabia que a AVEIA é um cereal amigo da saúde?

Set 22, 2023 | receitas, Revista

22
Set, 2023

PARTILHA

Quem o diz é a nutricionista Iara Rodrigues na revista CRISTINA deste  mês.

A aveia caracteriza-se por possuir proteína, amido (hidratos de carbono completos), fibras e ácidos gordos insaturados (gorduras “boas”). Além disso, a aveia contém diversos micronutrientes relevantes para a nossa saúde e o seu alto conteúdo proteico (17 g/100 g) distingue-se dos outros cereais pelo elevado teor em arginina, aminoácido importante na resposta imunológica e cicatrização de tecidos. Possui, ainda, quantidades interessantes de fibra solúvel, em particular de Beta-glucanos. A ingestão de Beta-glucanos de aveia, em doses diárias, parece reduzir os níveis de colesterol total e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) plasmática.

É de mencionar, ainda, o grande potencial gastronómico da aveia, uma vez que pode ser consumida sob diversas formas – desde papas até misturada em iogurtes e sopas. O importante é optar por consumila na sua forma mais natural, sem adição de açúcar ou gordura, com especial atenção às bolachas e outros produtos alimentares à base de aveia, na sua grande maioria ricos em açúcares, sal e gordura.

Na edição de Setembro da revista CRISTINA, Iara Rodrigues partilha três receitas distintas onde a AVEIA é rainha.

Partilhamos aqui a receita de Hambúguer de Atum

INGREDIENTES
2 latas de atum em azeite
90 g de flocos ou farinha de aveia
½ cebola-roxa picada
Salsa picada a gosto
1 ovo
1 c. de sopa de mostarda de Dijon
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

 

PREPARAÇÃO
Escorra as latas de atum. Lave e pique a cebola e a salsa.
Num processador de alimentos, junte o atum com a aveia e bata para envolver. Adicione a cebola picada, a salsa, o ovo, a mostarda e os temperos a gosto. Envolva tudo. Retire o preparado e, com as mãos, faça duas bolas mais ou menos uniformes. Depois dê o formato de hambúrguer às bolas.
Numa frigideira antiaderente deite um fio de azeite, e, em lume brando, grelhe os hambúrgueres de atum até estes ficarem douradinhos.

 

Leia o artigo completo na página 122 da revista CRISTINA deste mês.

Comentários
Comentários Facebook