fbpx

DE-INFLUENCING: o movimento “anti-influencer” do Tik Tok

Mai 16, 2023 | Revista

16
Mai, 2023

PARTILHA

Vivemos um momento de mudança de mentalidades e comportamentos: redução do tempo de uso por parte dos jovens nascidos entre 1997 e 2012, com tendência crescente para o deinfluencing – movimento que tem impactado diversos criadores digitais e marcas.

Apesar dos jovens continuarem a ser os que mais utilizam as redes sociais começam a apresentar quatro novas motivações e tendências culturais, que transmitem uma mensagem clara às grandes gigantes tecnológicas:

1. Redefinição de prioridades

A geração Z está a priorizar mais o bem-estar e a construção de conexões reais e de maior intimidade.

2. Olhar mais crítico

Apesar do tempo que passam diante dos ecrãs, os jovens entre os 19 e os 25 anos apresentam uma postura cada vez mais crítica, relativamente ao posicionamento, valor e integridade das empresas tecnológicas de redes sociais.

3. Polarização de opiniões

A instabilidade política e a sua consequente influência nas redes socias faz com que os jovens, cada vez mais desiteressados na participação política, questionem o uso dessas mesmas plataformas.

4. Obsessão pelo realismo

Com a instabilidade sociopolítica em torno das redes sociais, existe uma mudança de paradigma por parte da geração Z. Ao invés de ambicionarem a imagem idealizada ou selfie perfeita, que caracteriza os millennials, “os jovens Z” procuram maior autenticidade.

 

«O TikTok está realmente a tornar-se o Google da geração Z”

40% dos jovens utilizam a plataforma para pesquisa online de notícias ou produtos.

Saturados da publicidade nas plataformas, os jovens TikTokers da geração Z têm marcado tendência através da adesão ao de-influencing – um crescente movimento social, onde os criadores digitais procuram persuadir as suas audiências face ao consumo excessivo, encorajando-as a não comprar ou usar algo.

 

Pode ler o artigo completo na revista CRISTINA deste mês.

 

Comentários
Comentários Facebook