fbpx

FRIEIRAS: Proteja-se do frio!

Jan 4, 2023 | Revista

4
Jan, 2023

PARTILHA

O frio chegou. Saiba como prevenir e tratar as frieiras com a ajuda do Dr. Luís Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma – Clínica Dermatológica & Estética.

CRISTINA – O que são as frieiras?
LUÍS UVA – As frieiras são uma manifestação da sensibilidade da pessoa ao frio, e revela-se nas extremidades como pés, mãos, nariz e orelhas. Trata-se de uma dificuldade de circulação nos vasos de pequeno calibre. As mulheres são mais afetadas e é uma complicação que aparece, geralmente, antes dos 40 anos de idade.

CRISTINA – Como se manifestam?
LUÍS UVA – As zonas da pele afetadas ficam mais inchadas e com alterações de cor. Nos casos mais graves podem formar-se bolhas, fissuras ou feridas.

CRISTINA – O que as causa?
LUÍS UVA – Pode haver um fator genético, mas também vascular. A frieira é como uma reação anormal ao frio, dos vasos sanguíneos, mas não se conhece bem a causa. Sabemos que, na maioria dos casos, aparece 12 horas depois da exposição ao frio e pode demorar duas a três semanas a desaparecer.

CRISTINA – Como é feito o tratamento?
LUÍS UVA – Nos casos mais graves podem ser receitados medicamentos anti-inflamatórios, ou medicamentos para a circulação

CRISTINA – Como prevenir?
DR. LUÍS UVA – A prevenção consiste em manter a pele muito bem hidratada, com cremes e com ingestão reforçada de líquidos. Ao prevenir, é fundamental não aquecer de mais. O melhor é utilizar luvas de algodão, que são respiráveis e não aquecem demasiado. Fumar e beber álcool são fatores de risco, porque provocam vasoconstrição periférica. Pessoas que trabalhem com gelo ou com as mãos dentro de água devem ter cuidados redobrados.

Comentários
Comentários Facebook