fbpx

NÃO SE ASSUSTE com a Depressão Sazonal

Dez 21, 2022 | Revista

21
Dez, 2022

PARTILHA

Sabia que, no inverno, a tendência é para que fiquemos mais tristes e cansados, sem retirar prazer das coisas de que gostamos? Saiba como prevenir a depressão sazonal.

O que é a depressão sazonal?

A perturbação de depressão sazonal é um tipo de depressão que vai e vem, num padrão relacionado com as estações do ano. “Nos meses mais frios, devido à menor exposição solar, é mais comum que ocorra. Mas não é uma perturbação exclusiva dos meses frios. O que sabemos é que, no cair da folha, há maior prevalência, quer de novos casos, quer de recaídas de perturbações bipolares e depressivas”, afirma a Dra. Patrícia Azevedo, psiquiatra do Trofa Saúde.

Sintomatologia

Cansaço, tristeza e angústia, sono excessivo, sem fator precipitante, são alguns dos sintomas da depressão sazonal. “Há uma relação direta entre a menor exposição solar e os sintomas depressivos. A vitamina D atua ao nível da serotonina, uma das hormonas da felicidade. Quando temos níveis baixos de serotonina, há maiores riscos de sintomas depressivos. A menor exposição ao sol e à luz vai aumentar a melatonina, que é um neurotransmissor que induz o sono. Quando temos maior quantidade de melatonina, vamos ter mais sono, mais fadiga e mais cansaço. É por isso que nos meses de inverno temos mais vontade de dormir, mais fome e maior apetência para comidas hipercalóricas”, acrescenta a médica psiquiatra.
Quando a depressão sazonal ocorre no verão – apesar de raro, pode acontecer –, os sintomas caracterizam-se por insónia e falta de apetite.

Tratamento

“Nos casos mais ligeiros não vamos precisar de fazer nada, apenas aconselhamos atividades ao ar livre, com exposição solar, algumas alterações de estilo de vida, trabalhar perto de uma janela etc. Para casos mais graves, as linhas de orientação falam-nos de fototerapia – que consiste numa exposição clinicamente preparada, em sessões com duração de cerca de 15 minutos, cujo aporte de luz pretende recuperar o ritmo biológico da pessoa – e, se não for suficiente, podemos ajudar com psicologia, psicoterapia ou, em casos extremos, com medicação”.

Quem é mais suscetível?

Nas pessoas que já tenham tido episódios depressivos, há um risco acrescido de uma depressão sazonal; ou em quem, noutros invernos, tenha notado estar mais deprimido. “Não devem menosprezar o cansaço, a falta de prazer nas atividades do dia a dia, a irritabilidade e o isolamento. A depressão tem os seus riscos”, alerta a médica.

Comentários
Comentários Facebook