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4 Tendências de inovação em saúde mental para 2025

Out 16, 2024 | Revista

16
Out, 2024

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No mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, descubra como a tecnologia está a contribuir para melhorar esta área médica e quais as tendências de inovação para 2025.

Nos últimos anos e após o confronto global com uma pandemia, a interseção entre a tecnologia e a saúde mental tem vindo a ganhar relevância, à medida que surgem inovações digitais – apps e serviços de saúde orientadas por IA – que abrem novas possibilidades para a forma como chegamos ao diagnóstico e abordamos o tratamento e cuidados, no que respeita ao bem-estar emocional.

TECNOLOGIA E SAÚDE MENTAL EM NÚMEROS
17,5 MIL MILHÕES DE DOLÁRES
É o valor estimado para a indústria de apps de saúde mental para 2030.
+ 20 MIL APPS
Disponíveis nas plataformas digitais, têm como objetivo a promoção da saúde mental, desde a meditação às terapias online. Em termos de utilizadores e receitas globais, destacam-se a Calm, a Headspace e a Talkspace.

4 TENDÊNCIAS DE INOVAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA 2025

CHATBOTS TERAPÊUTICOS
No próximo ano espera-se que a Inteligência Artificial (IA) desempenhe um papel ainda mais relevante, no diagnóstico precoce e personalização dos tratamentos, com o aprimorar dos chatbots terapêuticos, como é o caso do Wysa. Através da análise de grandes volumes de dados comportamentais e
biométricos, estes sistemas de IA poderão vir a ser capazes de, à medida que decorre o diálogo, detetar sinais precoces de depressão, ansiedade
e burnout, e responder de maneira empática e personalizada ao seu interlocutor.

WEARABLES
Estima-se que, em 2030, a indústria dos dispositivos vestíveis (wearables) atinja os 186 mil milhões de dólares, e o próximo ano irá contribuir para esse prognóstico: em 2025, os smartwatches e as fitness bracelet deverão tornar-se mais holísticas e integradas. Isto é, monitorizar o nível de atividade física, mas também detetar níveis de fadiga e stress e aconselhar, em tempo real, exercícios de relaxamento.

TERAPIAS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA
A Realidade Virtual (VR, de “Virtual Reality”) e a Aumentada (AR, de “Augmented Reality”) já demonstraram ser promissoras no tratamento de fobias como o medo de voar, Stress Pós-Traumático, redução da ansiedade e até na recuperação de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Em 2025, espera-se uma maior democratização e acesso a estas tecnologias, onde a imersão digital dos pacientes, em ambientes tridimensionais controlados, permitirá aos terapeutas receber feedback biométrico em tempo real (ritmo cardíaco, por exemplo) e adaptar, se necessário, o tratamento.

GAMIFICAÇÃO
Já imaginou o seu médico a prescrever-lhe “15 minutos de jogo”? Pode ser uma realidade próxima, com diversos estudos a demonstrar que a natureza interativa e imersiva dos jogos pode reduzir níveis de ansiedade e depressão. Assim, após anos a serem somente conotados como nocivos para a saúde, os videojogos
podem agora vir a contribuir para tornar a saúde mental um tema mais envolvente e acessível, sendo que em 2025 se espera o surgimento de mais apps “gamificadas” – é o caso da Happify, que usa o método da Psicologia Positiva para ajudar os usuários a lidarem com as suas emoções, através de desafios interativos.

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