fbpx

 O que é que a sua voz diz de si?

Abr 16, 2023 | Revista

16
Abr, 2023

PARTILHA

 O que é que a sua voz diz de si?

 É essencial no nosso dia a dia. Das relações pessoais aos contextos profissionais mais variados, é o meio com que chegamos ao outro. Neste Dia Mundial da Voz, a CRISTINA dá voz à coach de comunicação e voz, Sónia Silva, que partilha dicas sobre como podemos melhorar a nossa expressão oral.

Crédito: texto SÓNIA SILVA, Coach de Comunicação e Voz

 

 Gosta da sua tese? A sua voz é tão aborrecida quando fala que tenho dúvidas”.

Ouvi estas palavras de uma coorientadora. Morri por dentro. Adorava a minha tese, mas a hierarquia e um respeito tremendo (quiçá medo) por aquela pessoa levou a minha voz a refletir isso mesmo: contenção e pouca confiança. Uma pergunta ecoou-me na cabeça: “O que a minha voz diz de mim?”. Quando ponho esta questão aos meus clientes a resposta costuma ser vaga ou negativa: “não gosto da minha voz”. Depreciamo-nos vocalmente e não pensamos no impacto que tem na comunicação e na nossa imagem.

Quantas vezes já lhe aconteceu a voz tremer numa apresentação, o tom de voz gerar conflitos ou não emitir um único som de tão nervosa ou nervoso?

A voz resulta de aspetos físicos (história clínica, fisiologia, postura), emocionais e socioculturais (expetativas, contextos, relações). Quando estes aspetos estão desalinhados, a mensagem pode ser incongruente e as intenções e reações adversas.

O uso consciente da voz é relevante sobretudo para as mulheres, por ser o género com maior ocorrência de patologia vocal e pelas “etiquetas vocais” (por exemplo: estridente, infantil…) que geram opiniões de como a voz feminina deve soar. E, numa sociedade cada vez mais digital, a voz é o melhor software para cativar a atenção e cobrir parte da emoção que a tecnologia não tem, indispensável nas relações interpessoais.

O que fazer de diferente?

  • Ganhar consciência da saúde vocal: A sua voz é flexível e resistente? Se tem períodos de rouquidão/ fadiga ou questões emocionais, procure os devidos especialistas clínicos.
  • Refletir sobre a imagem vocal: A sua voz comunica os seus valores e objetivos? Ouça-se, valorize o seu timbre, peça feedback;
  • Definir objetivos: O que ajustar: o volume, o tom? Falar com pausas? Quer projetar a voz? Ser mais entusiasta?
  • Pratique e invista: Introduza variações sem perder autenticidade. Invista em comunicação e trabalhe com profissionais.

 

Dia 16 de abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Para assinalar a data, promovem-se conversas, rastreios e partilha de cuidados. Veja a voz além da dicotomia saúde-doença, como um barómetro de bem-estar e uma alavanca profissional. Ela é mais plástica e estratégica do que imagina e transforma a sua comunicação. Não deixe que os outros definam o que a sua voz verdadeiramente comunica.

 

Sónia Silva, Crédito foto: D.R.

Instagram da autora: @soniasilva_comunicacao

Comentários
Comentários Facebook