Sexsomnia – o sexo no sono é um distúrbio de sono, da família das parassónias, que leva a sessões de sexo durante o repouso – orgasmos incluídos –, com amnésia total ao acordar. Parece mentira, mas não é. E pode ser perigoso.
Sexsomnia é o termo conhecido para descrever um distúrbio de sono que consiste em praticar sexo enquanto se dorme profundamente, sem que se tenha consciência do ato. É constrangedor, ninguém gosta de falar sobre o tema, mas é também mais frequente do que se julga. Surge também descrito como “sonambulismo sexual” e é difícil de estudar. Muitas vezes, as pessoas nem fazem ideia da sua atividade sexual durante o sono, a menos que se magoem ou que algum companheiro de cama lhes conte, ao acordar.
Um homem que tenta repetidamente forçar a mulher a ter relações sexuais a meio da noite, mas não se lembra ao acordar; uma mulher casada que se masturba, mas não se recorda de nada quando o marido a desperta; um homem que se fere na virilha por se masturbar enquanto dorme – estes são alguns dos casos clinicamente documentados, no estudo que dá nome a esta recém-descrita parassónia.
A sexsomnia caracteriza-se por sensações e comportamentos incomuns. Pode haver masturbação, movimentos sexuais, agressão sexual ou sexo com outra pessoa. Os ruídos sexuais também podem acontecer. Tudo isto enquanto a pessoa dorme. Quando acorda, não há memória da experiência – amnésia total.
Se quiser saber mais sobre este tema, especialmente sobre o diagnóstico e tratamento, leia com atenção as páginas 55, 56 e 57 da revista CRISTINA de julho.