A chamada INFORMAÇÃO NA PONTA DOS DEDOS. As aplicações tecnológicas podem ser valiosas aliadas, para pais e filhos aprenderem mais e desenvolverem comportamentos financeiros mais saudáveis.
Todos os anos, milhões de pessoas tomam resoluções de Ano Novo, na esperança de desencadear uma mudança positiva. Entre os temas recorrentes, a par da melhoria da saúde física, está a ambição de melhorar as finanças pessoais ou familiares.
“SABERDECONTAS.PT” : para ajudar a literacia financeira dos portugueses, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou o site Saber de Contas (www.saberdecontas.pt), com artigos explicativos e de opinião sobre diversos temas: bancos, crédito,gestão de orçamento familiar, ou dicas de como gerir as poupanças pessoais.
BOONZI: Para gestão de finanças pessoais, esta aplicação com selo português “ajuda a gerir o seu dinheiro
e a planear o seu futuro”. O sistema permite centralizar, num único local, todas as suas despesas e receitas.
YOU NEED A BUDGET (YNAB): É a app de finanças pessoais mais utilizada nos EUA. Destaca-se das restantes aplicações do género, uma vez que não permite ao seu utilizador gastar nem mais um cêntimo em relação ao rendimento do mês anterior. Ou seja, é uma aplicação aliada: impõe mentalidade para a poupança.
PARA OS MIÚDOS… Já diz a expressão: “De pequenino é que se torce o pepino”. Que no contexto temático deste artigo
é o mesmo que dizer: desde tenra idade, deve-se despertar o interesse dos mais jovens para a importância do dinheiro e do ato de poupar, por meio de aplicações gratuitas como TINDIN, MONEFY ou o MONEY MANAGER – que permitem um primeiro contacto com o tópico das finanças, ao mesmo tempo que ajudam, por exemplo, a perceber de forma simples onde aplicaram a sua mesada.