Com a chegada do outono chega também o momento de recordarmos a romã, um fruto muito interessante, em destaque na Roda da Alimentação Mediterrânica. Em Portugal, é este o período mais indicado para o seu consumo, para aproveitarmos ao máximo as suas qualidades nutricionais. Entre nós,a produção da romã concentra-se maioritariamente na região do Algarve.
Conheça os benefícios da romã:
1- A romã é rica em compostos fenólicos, taninos e outras substâncias, proporcionando um potencial antioxidante, quase três vezes superior ao do vinho tinto e chá verde.
2- Apresenta baixo valor energético (cerca de 50 kcal por 100 g de parte edível de romã), sendo ainda fonte de fibra e de outras vitaminas e minerais, nomeadamente carotenos, vitamina C, potássio e ferro.
3- Pode ser consumida nas mais diversas formas (em sumo, ao natural, em sobremesas etc.)
4- É um fruto resistente, que se mantém em boas condições durante bastante tempo. Quando armazenada a baixas temperaturas (O °C a 5 °C), pode mesmo permanecer sumarenta e saborosa durante meses. Dada a dureza da casca, apresenta também uma elevada resistência ao transporte.
Leia o artigo completo da nutricionista Iara Rodrigues na revista CRISTINA deste mês.