Cristina Ferreira foi convidada pela segundo ano consecutivo para discursar no WebSummit, no palco de Content Makers. O seu discurso foi pautado pela premissa do verbo “To Be”, o verbo “SER” em português, porque defende que «o mundo inteiro está no verbo Ser. Existe o Tu, o Nós, o Eles… mas quem vem primeiro é o Eu, porque tu és o líder da tua própria vida. Se não te conhecem não podem decidir por ti».
A diretora de entretenimento e ficção da TVI começou o seu discurso por dizer que «Todos somos líderes» e questionou o público sobre o que é que faz de cada pessoa um bom líder, respondendo por fim que para «ser um bom líder tens de saber quem tu és e só há uma forma para seres bem sucedido: seres verdadeiro contigo mesmo. A verdade é a única coisa que te protege, mesmo que tu falhes. E falhar é o primeiro passo para o sucesso (…) Se não falhares é sinal que não estás a fazer nada novo (…) Tu decides quão alto queres ir».
Falar de sucesso não é falar de dinheiro, garante Cristina Ferreira. «As pessoas ricas nunca pensam em dinheiro, porque a única coisa que interessa é encontrarem o que amam. (…) Quando eu comecei, recebia cerca de 500€ e trabalhava com o mesmo entusiasmo, porque eu encontrei o que gosto realmente de fazer».
«O trabalho dá-vos dinheiro. Os sonhos dão-vos felicidade. Mas tu só és rico quando és feliz»
Ainda houve tempo para partilhar uma história que tinha vivido há pouco tempo com um colega em contexto de trabalho. «Ele disse-me, mesmo que não precisemos de ti, nós queremos-te connosco. E esse momento senti-me realmente uma líder».E neste momento de partilha surge a questão para o público refletir «Eles querem-te ou Eles precisam de ti?»
No final do discurso, Cristina Ferreira relembra a audiência que quem vem em primeiro quando conjugamos qualquer verbo é o pronome “EU”, «porque eles são apenas eles e tu és o líder da tua vida».
Num vídeo revelado já passadas várias horas da sua prestação na WebSummit, Cristina Ferreira revela que em maio de 2023 rumará ao Brasil para participar, como oradora, na WebSummit do Brasil.
«A honra de pisar um palco de tamanha importância e destaque mundial acrescenta-me responsabilidade. Tentarei sempre fazer melhor. Para honrar-me e honrar o país que represento.»