Destino: Turquia

viagens, 2 Agosto, 2018

Turquia é Europa e Ásia. Istambul é uma cidade de misturas, de cheiros, de sabores. Uma viagem inesquecível.

Há muitas mesquitas em Istambul. A Süleymaniye Camii tem uma vista espectacular sobre a cidade.

As mulheres não podem levar pernas, ombros e cabelos destapados. Levem um lenço mas na entrada também disponibilizam um pano azul.

Estas torneiras junto às mesquitas são para o ritual de purificação. Lavam-se os pés, as mãos e a cabeça para a oração.

Esta é a mesquita azul, está em obras, e o nome deve-se à cor aos azulejos. Construída em 1609, tem 6 minaretes e é um dos pontos mais importantes a ser visitado em Istanbul.

Esta é zona do hipódromo onde se faziam corridas de cavalos. Chegavam a estar 100 mil pessoas a assistir. Restam outros monumentos.

Obrigatório: O Palácio Dolmabahçe.  Não deixam tirar fotos no interior, o que é uma pena. É dos palácios mais bonitos que já vi. Do século 19 foi morada de 3 sultões. Com vista para o Estreito de Bósforo. A não perder. Fica mesmo ao lado do Estádio do Besiktas.

O Grand Bazar é local de visita para quem quer comprar roupa, jóias, tapetes e afins mas eu gostei mais destes. O bazar de especiarias. Foi construído por um sultão que gostava de cozinhar.

As ruas. Não sei bem definir o estilo da cidade. Em qualquer esquina há uma muralha, uma torres, prédios art deco, muitos cafés e pastelarias.

A cisterna. Debaixo do chão mostra o local onde guardavam a água. Colocavam carpas para prevenir envenenamentos da população.

DICAS

 Contrate um guia. Há muitos a falar português. É a melhor forma de conhecer a história e a cidade. E de não esperar nas filas 😉

 Organize-se. A cidade é grande mas os táxis não são muito caros. Faça a visita por zonas

A comida de rua cheira bem e tem óptimo aspecto. Os kebabs são maravilhosos!

 Há restaurantes para todos os gostos. Os mais modernos são:

Cantinery
Zuma
Nusret
Sunset
Paper Moon
Parle
Cecconis

 

Para mais informações contacte a Tui Portugal:
Telefone: 308 801 562
E-mail: reservas-online@tui.pt
  • Comentários

    Artigos relacionados