A dica da Isabel

na cozinha, 2 Julho, 2014

fotografia 2-2
Devo à Isabel a forma  diferente como olho para a comida hoje em dia. Inspiraram-me as marmitas, os mercados biológicos, os produtos diferentes, as sementes e os super alimentos. Hoje fui brindada com este almoço super saudável e surpreendente. A sopa estava deliciosa. Sem batata, que engorda e simples de fazer. E, depois, o prato principal. Uma autêntica surpresa. Uma courgete que nunca vi na vida e que ela encontrou no mercado biológico de telheiras. Mas já avisou que podemos fazer com courgete normal. E o recheio de grão que parecia uma bela pasta cheia de natas. Não tinha. Apenas um queijo fresco liquido que ela usa, com poucas calorias, e cheio de cremosidade. A massa, com tomate fez o resto. Sem enfartamentos e inchaços mas completamente satisfeita. Agora vou eu experimentar fazer, mas vou trocar alguns ingredientes, que isto na cozinha, o engraçado é inventar.

 

1 – Sopa:

Courgete
Tomate
Alho Frances
Cebola Roxa
Espinafres
Abóbora

Tudo na panela. Adicionar sal e azeite. Após 40 min triturar tudo.
2 – Courgette recheada com massa sem glúten

Ingredientes:

Courgete
Grão de Bico (demolhado)
Cebola Roxa
queijo fresco magro (líquido) ou queijo philadelfia ou ricotta
Alho
Gengibre (em pó)
Pimenta
Azeite ou óleo de cânhamo
Queijo mozarela para polvilhar courgete

 

Preparação:

Courgette:

Ligar o forno e coloquem a opção só para tostar.
Abrir a courgette e colocar o recheio à parte.
Depois do grão de bico estar demolhado (deixei a noite toda, ou seja não comprei o grão de lata) triturar tudo na liquidificadora juntamente com 1/2 cebola, alho, gengibre e pimenta.
Depois coloca-se numa taça (preparado do grão) e adiciona-se o recheio da courgete e mistura-se bem. No final provar e acrescentar temperos consoante o gosto de cada um (não coloquem sal. não é necessário. é preferível colocarem mais especiarias).
No final, adicionem o queijo fresco líquido ou philadelfia ou ricota ao preparado do grão e misturem.
De seguida, colocar todo o recheio na courgete e por cima colocar o queijo mozarela e um fio de azeite ou óleo de cânhamo. Levar ao forno cerca de 5 minutos, só mesmo para tostar.

Massa sem Glúten

Quando a água está a ferver cozer a massa durante cerca de 7 minutos.
À parte, numa Wok coloquei um fio de azeite + tomate chucha (partido a meio) + meio limão espremido + vinagre balsâmico (só uma borrifadela).  Acrescentar a massa e  3 colheres de sobremesa de polpa de tomate. Deixar apurar. Retificar temperos a gosto.
No final, liguem o forno e coloquem a opção só para tostar.

fotografia 1  fotografia 2  fotografia 4 fotografia 5fotografia 2-1fotografia 1-1

 

 

  • Comentários