4 saladas para os dias de calor

na cozinha, 16 Agosto, 2017

No verão, sabe bem trocar os pratos mais pesados pelos mais leves. E as saladas podem ser mais saborosas do que às vezes se pensa… 😉

///

It feels good change the heavy for the light food in summertime . And salads can be more tasteful than you can imagine…

Salada de sementes de abóbora, espinafres abacate  

Ingredientes

500 gramas de espinafre
75 gramas de sementes de abóbora
2 abacates
1 colher de chá de óleo de abóbora
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
½ colher de chá de sal
Raspas e sumo de 1 lima

Modo de preparação

Misture os espinafres, as sementes de abóbora e os dois abacates descascados sem caroço.
Faça o molho da salada com 1 colher de chá de óleo de abóbora, 2 colheres de sopa de óleo de amendoim, ½ colher de chá de sal, as raspas e o sumo da lima.

Salada de frango, manga e chili

Ingredientes:

1 Manga (cortada em cubos)
1 cebola (cortada em fatias finas)
1-2 (ou a gosto) pimentões vermelhos picados
sumo de 2 limas (a gosto)
1 peito de frango cozido frio (cortado em pedaços)
1 alface pequena (cortada ou triturada)
1 punhado de coentros frescos (picado)
1 colher de chá de óleo de amendoim
4 gotas de óleo de sementes de sésamo

Modo de Preparação:

1. Deite os cubos da manga, e o respetivo sumo num recipiente e, com as mãos, misture a cebola picada e o chili e mexa. Vá espremendo o sumo da lima, tanto quanto ou pouco quiser.
2. Eu normalmente deixo repousar a mistura feita anteriormente, enquanto começo com o resto. Pode começar entretanto a deitar o frango fatiado com a alface ralada e os coentro frescos para outro recipiente. Adicione os óleos e, em seguida, junte tudo numa taça e coloque (a gosto) um pouco mais de coentros por cima.

Salada de salmão, abacate, agrião e sementes de abóbora

Ingredientes:

Para o salmão:
2 postas de salmão 
2 cebolas
1 colher de chá de pimenta preta
2 ½ colheres de chá de sumo de limão
2 colheres de chá de sal grosso
Para a salada:
3 colheres de sopa de sementes de abóbora
100 gramas de agrião
1 colher de chá de vinagre de cidra de maçã
1 abacate maduro pequeno
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de chá de sal ou a gosto

Modo de preparação:

1. Coloque as postas de salmão numa frigideira pequena e cubra com água fria da torneira. Adicione as cebolas e a pimenta, esprema o sumo de limão e polvilhe com sal. Em seguida, ferva com o a frigideira descoberta. Quando estiver a ferver, gire as postas, e em seguida, retire a frigideira do lume e deixe assentar por 7 minutos. Em seguida, tire os filetes do molho e deixe arrefecer completamente, o que pode levar até 1 hora. Uma vez fresco, o salmão será cozido através, ficando com uma textura macia.
2. Enquanto o salmão arrefece, comece a salada. Torre as sementes de abóbora, deitando-as para uma frigideira seca. Elas vão começar a saltar um pouco, e vão escurecer e obter um gosto fumarento. Não demora muito para que fiquem cozinhadas, por isso não deixe a frigideira. Convém até, que continue a mexê-las rápido. Depois transfira-as para um prato frio.
3. Quando tudo está pronto para unir o salmão com salada, coloque o agrião numa tigela rasa grande (ou dividida entre 2 tigelas), e regue com o vinagre. Agora adicione o salmão, removendo a pele e desfie em pedaços da forma que mais desejar.
4. Corte o abacate e remova o caroço. Em seguida, e coloque a polpa do abacate sobre o salmão e agrião ou corte-o em fatias, se preferir. Regue a salada com azeite, polvilhe com o sal e coloque metade das sementes de abóbora torradas, e mexa suavemente para misturar. Espalhe as restantes sementes de abóbora em cima, e está pronto para comer.

Salada de melancia, queijo feta e azeitona preta

Ingredientes:

1 cebola roxa
4 limas
1 ½ quilogramas de melancia (doce e madura)
250 gramas de queijo feta
1 ramo fresco de salsa
1 punhado de hortelã fresca (picada)
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
100 gramas azeitonas pretas
pimenta preta

Modo de preparação:

1. Descasque metade da cebola roxa e corte em meias-luas muito finas e coloque numa tigela pequena para regar com o sumo de limão, de modo a dar uma cor rosada à cebola e diminuir o sabor forte. Dois limões devem bastar.
2. Retire a casca e os caroços da melancia, e corte-a em pedaços cerca de 4cm em forma triangular. Corte o queijo feta em pedaços de tamanho semelhante e coloque-o numa tigela grande, larga e rasa. Retire os raminhos da salsa de modo a que seja usado como uma folha da salada, de modo a servir de enfeite, e meta numa tigela com a hortelã cortada.
3. Com as cebolas agora cozinhadas com o sumo rosado, deite-as sobre a salada na tigela, adicione o azeite e azeitonas, e em seguida, usando as mãos coloque o queijo feta e o melão. Adicione pimenta preta a gosto e prove para ver se precisa de sal. E pronto! Um sabor de Tel Aviv à sua mesa!
Fonte: Nigella (texto adaptado)
  • Comentários

    Artigos relacionados